terça-feira, 30 de junho de 2009

atividades ecônomicas

Podemos classificar as atividades econômicas em:
_ Secundárias: Industriais e de construção civil;

- Terciárias: Comércio, serviços e administração pública;
_ Urbanas;
_ Primárias ou rurais: Agrícolas, garimpo, pesca artesanal.
Atualmente, com os modernos sistemas de transportes e de comunicações, ampliaram-se a industrialização e a oferta de serviços no campo. Nas modernas agroindústrias, as atividades industriais e de serviços empregam mais pessoas do que as atividades agrícolas ou primarias.
O setor Industria, ou secundário também vem sofrendo modificações. Até o fim dos anos 1970 e começo dos anos 1980, a maioria dos trabalhadores da industria trabalhavam em linhas de montagem, realizando tarefas mecânicas e repetitivas. Atualmente, as linhas de montagem dessas indústrias tem elevados índices de robotização e informatização da produção, utilizando numero reduzido de trabalhadores.
As atividades terciárias empregam um numero crescente de trabalhadores. Assim, a maioria dos empregados das industrias de ponta estão prestando serviços.
As atividades econômicas são então agrupadas em três ramos: agropecuárias, industria e serviços.
As condições econômicas refletidas na distribuição da mão-de-obra por atividade econômica, salvo em condições excepcionais, como em áreas desértica e montanhosas, devem ser analisadas sempre tendo como base a agropecuária. A modernização da agropecuária é induzida por vários fatores: processo de industrialização-urbanizaçao, competitividade no setor exportação, concorrência de produtos importados, necessidade de preservação das condições ecológicas e de utilização racional dos recursos naturais _ desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário